[:o] "A Lógica é, na verdaDe, inabalável, mas ela não resiste a uma pessoa que quer viver" Kafka [;)]

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Texto digitado nesta data, mas manuscrito e com a letra de meu pai...






São João do Sul / Passo do Sertão

Há Milhares de anos as terras pertencentes ao município de Saõ João do Sul eram habitadas por pessoas americanas que os invasores europeus denominavam de índios. Estas pessoas, como grupo étnico-social, estavam praticamente extintas já no século XIX, quando os irmãos MANOEL e LUCIANO RODRIGUES DA SILVA, em 1820, adquiriram, por compra, extensas áreas de terra, SESMARIAS, que compreendiam a maior parte de área do município.
Curralinhos, hoje pertence ao municípiodo Passo de Torres, considerando o início do povoamento de Sombrio, por maior razão (?letra pouco legível?) também, deve ser considerado o início do povoamento de São João do Sul, bem como de outros municípios da região, especialmente o próprio Passo de Torres, onde são numerosos os descendentes dos irmãos RODRIGUES DA SILVA.
Manoel RODRIGUES DA SILVA, genro de Manoel Ferreira Porto, que é considerado um fundador de Torres-RS, fez a primeira capela desta localidade, (Ferreira Porto? ou Rodrigues da Silva? [se o autor estivesse aqui comigo poderíamos levar horas avaliando este detalhe, a frase em si e viajaríamos pelas histórias e estórias...)] onde foi sepultado com a esposa (provavelmente Cândida de Lima Porto[!a resposta!])
Em meados do século XIX, antes portanto, do início da chegada dos alemães na região, haviam moradores remanescentes de americanos (Bugres) e descendentes de Portugueses e seus escravos africanos (e/ou mestiços).
No final do século XIX, após a proclamação da Republica, com a chegada demais alemães, tivemos o sepultamento do primeiro rebelde e foi iniciado o cemitério em Espigão de Barro, hoje pertencente ao município de Praia Grande-SC.
Os rebeldes, 'maragatos' e federalistas lutaram contra os governistas, 'pica-paus' e republicanos, que degolaram o pai de José Rodrigues da Silva Filho (1867-1963), cujo irmão GORDIANO morreu em um combate em Araranguá no final do mês de agosto de 1894. Nesta época foi morto ARMANDIO BORBA em Pinheiros, perto do então Passo do Sertão, e onde, também, mas já na década de 1920, foi morto JACINTO OLIVEIRA ligado aos pica-paus.
No início do século XX, os avós paternos do autor, APOLINÁRIO JOSÉ DA SILVA e BALDUINA JOANA DE JESUS, filhos de mulatos, sendo que alguns foram escravos, residiam no chamado Passo do Sertão, onde nasceram, viveram e estão sepultados. Eram, portanto pessoas influenciadas pelos acontecimentos da época, pois ambos, que eram primos irmãos nasceram nas proximidades da Abolição da Escravatura e da Proclamação da República.
O segundo filho do casal, BARCELLOS APOLINÁRIO DA SILVA, pai do autor, nasceu em Primeiro 01-01-1914 e faleceu em 03-1951, em sua residência, na Sanga da Madeira e foi sepultado no Passo do Sertão onde havia nascido.
O autor, terceiro filho de APOLINÁRIO, nasceu em março de 1943, em Furquilhina (?), São João do Sul, onde seus avós haviam adquirido uma propriedade maior (já que a do Passo do Sertão havia se tornado pequena em razão do crescimento da família) e foi batizado em Pirataba-TORRES- RS.
Os avós paternos, mulatos, descendentes de mulatos que tinham sido escravos, herdaram terras e alguns de seus parentes próximos envolveram-se em brigas com pessoas de ascendência alemã e italiana, nas quais mataram e morreram.
Os irmãos do avó e da avó, paternos, que não eram poucos, também herdaram terras de JUSTINA PERREIRA DA SILVA e PAULINO PEREIRA DA SILVA, respectivamente. Este era o pai do avó do autor, e era casado com JOANA CECILIA DE JESUS, que era irmã de PAULINO. Seus filhos APOLINÁRIO JOSÉ DA SILVA, DIOGO, JOÃO, LEÔNCIO E .............. eram filhos de "seu senhor" ZÉ RODRIGUES.
Para Alvin Toffler, que desenvolveu a chamada Teoria das ONDAS, o Brasil vive, ao mesmo tempo, hoje, a Primeira, a Segunda e a Terceira ONDA. Segundo o principal critério toffleriano, que é, a rigor, ECONÔMICO, historicamente, a Primeira ONDA, agricultura, aproximava-se do início de seu declínio, enquanto no Brasil estava apenas iniciada. A Segunda ONDA, a industria, começava a rolar pelo mundo, ainda na visão de Toffler, e o Brasil-Colônia, escravocrata, continuava em plena Primeira ONDA. Assim permanecendo até depois de meados do século XIX, quando a avassaladora força da revolução Industrial passou a mudar o mundo, deslocando a arraigada situação agrícola.
É neste contexto que acontecem os choques locais após a Abolição da Escravatura e a criação do novel republicano.
Os RODRIGUES DA SILVA, descendentes de sesmeiros-escravocratas, rebeldes, representantes da Primeira ONDA, lutaram contra empreendedores-invasores, governistas, representantes da Segunda ONDA, tal como ocorreu na guerra Civil Norte Americana e, já neste século, na revolução Russa e Chinesa.
Em todos estes choques, as forças da Segunda ONDA, industriais venceram as forças da Primeira Onda, agrícolas, razão pela qual a história de JOSÉ RODRIGUES DA SILVA FILHO e seus irmãos está mal contada, pois foi contada pelos seus "inimigos", que não são melhores nem piores, são simplesmente o Outro Lado ('Ai dos vencidos', dizia Breno, o chefe Gaulês aos Romanos, diante de uma balança viciada).
Hoje, quando todas as injustiças e desgraças estão esquecidas e sepultadas e assim devem permanecer, quando maragatos e, agora,Chimangos [Gremistas e Colorados?! grifo nosso!]com lenços vermelhos e brancos podem até confraternizar em paz, devemos lembrar que estamos num "olho de furacão", o surgimento na civilização mundial da chamada Terceira ONDA, teremos na história a sociedade de serviços, que lutará contra [e a favor] a Primeira (agricultura) e a Segunda (industria) ONDA, simultaneamente, e, segundo entendo, 'teremos turbulência', para empregar palavras e raciocínios da própria teoria toffleriana. Que, por razões óbvias, foi exageradamente simplificada. Pois, segundo o renomado estudioso, ele deixa entrever, com o que concorda plenamente o desconhecido autor destas mal traçadas linhas, outras ONDAS, nos mais variados campos, além do puramente econômico, como no campo político por exemplo, estão ocorrendo. O que complica ainda mais e enormemente toda a situação. O homem chegou num ponto que as forças do Acaso e do Destino precisam do fermento da l.............dada, inteligência. A Evolução terá de ser consciente, ou não será, nem mesmo no pacífico Sertão dos antepassados do autor, onde tudo está muito misturado. João Barcelos DA SILVA (entre 2008 e 2010).


ainda será acrescentado fotos a este texto, o primeiro publicado depois da sua morte em 26 de julho de 2012.

Um comentário:

  1. Boa noite.
    também sou Rodrigues da Silva. Minha bisavó era filha do José Rodrigues da Silva, que foi morto em Torres.
    Um Abraço, Marcio Rodrigues, de Osório

    ResponderExcluir

seja brando... tenha paciência... colabore... tente ver com bons olhos...