[:o] "A Lógica é, na verdaDe, inabalável, mas ela não resiste a uma pessoa que quer viver" Kafka [;)]

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

NOTAS SOBRE O AMOR E SOBRE O AMaR

"...não admira que muitos habitantes das cidades se sintam apreensivos e ameaçados quando expostos não apenas a estranhos[...] 'não domesticados' e 'sem controle'... A primeira reação emocional e refugiar-se em minifortalezas chamadas 'comunidades fechadas' e trancar as portas..." 
Zigmut Bauman
1.   SERIA POSSÍVEL VIVER SEM AMAR?!  2. SERIA POSSÍVEL ESCOLHER O SOFRER?!
As propostas não são respostas, poderíamos responder de formas tão variadas quanto seja possível os VIVERes!
Não consigo pensar um simples “sim” para estas duas perguntas, mas prefiro explorar as formas como insistimos em levar nossas vidas quando as coisas tendem a não dar muito certo, ficarmos perdidos ou enclausurados em nossas dores. Sem exercício sincero de formas alternativas, sem expectativas de mudanças. Vamos calmamente adaptando-nos as estagnações doentias naquilo que chamamos: Nossas Vidas. As mais terríveis formas de avançar os dias sem nos responsabilizarmos.

20 DE JUNHO DE 2013

Depois de uma semana de manifestações assistimos o grave DIVÓRCIO entre o falsário poder do GOVERNO e o legítimo PODER DO POVO.
O falsário (aquele que só possui poder emanado do legítimo) tem força e poder organizado (violento) de comunicação. E o POVO: de onde emana o poder, que tem uma secular educação para o respeito e para a desorganização, mas é maior, mais poderoso e legítimo, apesar de ser muito mal administrado, orientado e organizado. Há também os outros, os telespectadores, participantes passivos que são como as crianças que assistem os pais se digladiarem nos espaços fechados das casas.
Quando ocorrem divórcios e brigas violentas entre os adultos, há separação de corpos, de valores, etc. Os dois poderes que se digladiam em amplas demonstrações de falta de diálogo usam crianças expectadoras como “moeda de troca” e as envolvem na dinâmica psicológica e doentia que se expande em todos e quaisquer dos outros possíveis envolvidos.
Nem sempre conseguimos distinguir culpados e inocentes, estas instâncias se misturam e revezam. Mas percebemos que PAI e MÃE (POVO e GOVERNO/ESTADO dentro da outra comparação) não são os únicos envolvidos. Todos os que assistem, vivem em ligação e responsabilidades; sejam adultos ou crianças, vizinhos ou moradores do mesmo espaço, representantes da lei e da ordem, funcionários que recebem ordem ou as questionam. Todos participam de forma ativa, passiva, pacífica ou violentamente. Seja na sala da casa, no canto, atrás da porta, na internet, no quarto, na casa ao lado, na Delegacia, todos estão envolvidos na mesma REDE.
Vivemos as NOITES DE TENSÕES E DIVÓRCIO NA FAMÍLIA BRASIL que indicam CRISE NAS RELAÇÕES e no AMOR que as envolvem: nenhum dos filhos fica tranquilo. Nem os que dormem, nem os de pouca idade para compreender onde começaram as confusões e os conflitos. Os idosos e os mais novos que moram na casa sofrem as consequências dos gritos da falta de limites.
O Limite, o casamento, as relações estão rompidas. Quando este artigo for publicado estaremos adiante nesta história, mas não será mais possível fazer de conta que papai não bebeu e que mamãe não apanhou. As crianças deverão ser protegidas não enganadas, nem silenciadas. E se houveram capitais mais pacíficas, o desconforto e os confrontos anunciam o desgosto geral, ao menos no número de participantes mais ativos e responsáveis e TODOS OS ENVOLVIDOS. Ângela Barcelos da Silva - CRP 07/17787 - Fones: 9625 4212 - 9321 1866 Psicóloga 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja brando... tenha paciência... colabore... tente ver com bons olhos...